Benefícios de vender seu imóvel com exclusividade? - André Ganhão

Quais são os benefícios de vender seu imóvel com exclusividade?

Vender um imóvel pode ser uma tarefa desafiadora e complexa. Existem, obviamente, várias maneiras de tornar esse processo mais simples e eficiente. Uma dessas formas, é vender seu imóvel em regime de exclusividade. Ao fazê-lo, irá beneficiar de uma série de vantagens que podem ajudá-lo a vender sua casa mais rapidamente e por um preço melhor.

No entanto, há ainda várias questões associadas à “exclusividade”, que, digamos, assustam muitas pessoas que querem vender o seu imóvel. Por este simples facto, decidi escrever este artigo onde analiso, não só, o que realmente significa, mas também os benefícios de vender seu imóvel com um contrato de exclusividade.

O que significa vender um imóvel com exclusividade?

Em primeiro lugar, convém desmistificar a “exclusividade”. Vender um imóvel com um contrato de exclusividade significa, antes de mais, que confia e concorda em trabalhar com um único agente imobiliário, para promover a venda da sua casa. Ou seja, esse consultor, será o único responsável por desenvolver uma estratégia em conjunto consigo e depois gerir e divulgar o seu imóvel. De facto, só esse agente vai aplicá-la, mas qualquer agente imobiliário no mercado pode trazer um comprador e efetivar o negócio.

No entanto, embora a exclusividade possa parecer limitante, ela tem muito mais vantagens do que desvantagens!

Por exemplo, um consultor exclusivo terá uma muito maior dedicação à venda da sua casa. Irá investir mais tempo e mais recursos na divulgação e promoção, e que normalmente não são alocados aos imóveis, em regime aberto. Isto porque, normalmente, com um imóvel em regime aberto, os agentes irão “esconder” o imóvel só para eles, (pois qualquer um pode vender, sem que eles ganhem a dita comissão). Em regime de exclusividade, por outro lado, o seu imóvel é partilhado em massa, aproveitando todo o potencial do mercado.

Para além disso, um agente exclusivo tem ainda uma compreensão muito mais profunda do mercado imobiliário local, pelo que é capaz de ajudá-lo a definir o melhor preço para sua casa.

Quais são os 4 benefícios do contrato de exclusividade na venda da sua casa?

1) Dedicação – Um dos principais benefícios de vender a sua casa com um contrato de exclusividade é, obviamente, o facto de ter uma maior dedicação por parte do agente exclusivo. Isso significa que, este, estará focado em si e no seu imóvel, em vez de estar focado no lucro do negócio, e por isso investirá muito mais tempo e recursos na promoção, divulgação e, claro, em encontrar compradores qualificados para o seu imóvel.

2) Investimento – Outra vantagem da exclusividade, é o investimento em recursos e tempo. Isto, muitas das vezes, significa que o consultor também irá investir o seu dinheiro na divulgação e promoção do seu imóvel. Para encontrar os compradores qualificados, por exemplo, é necessário um bom Marketing. E, um bom Marketing, e os recursos necessários para o produzir (fotografias, vídeos, textos de divulgação, anúncios, suportes físicos, entre outros recursos), têm, por norma, bastantes custos associados. Com um contrato de exclusividade, estes recursos, e a visibilidade que advém deles, estão garantidos.

3) Controlo – Vender uma casa é, por si só, uma tarefa desafiante. Nomeadamente, se o fizer sozinho… mas, por vezes, consegue tornar-se ainda mais complicada, quanto maior forem o número de pessoas envolvidas no processo. Assim, outra das vantagens da exclusividade, é o facto de poder trabalhar mais perto com um consultor e ter, assim, muito mais controlo, não só, sobre o processo da venda da sua casa, mas também sobre a agenda e todos os processos burocráticos e documentações associados.

4) Eficiência – Vender uma casa é um negócio como qualquer outro!!! Ninguém gosta de ficar a perder. Em suma, estabelecer um contrato exclusivo para vender o seu imóvel é, sem dúvida, mais vantajoso. Isto porque, ao usufruir de um agente exclusivo, do seu foco, da sua dedicação e do seu compromisso para com o imóvel, a probabilidade de vender a sua casa o mais rapidamente possível, pelo melhor preço possível e com segurança, é muito superior.

Quais são as desvantagens de vender o meu imóvel em regime de exclusividade?

Obviamente, existem algumas desvantagens da exclusividade! Uma delas é a probabilidade de fechar um contrato com um consultor menos profissional, e que deixe de “lutar”, por assim dizer, pelo seu negócio, após a assinatura do contrato. Outra desvantagem, prende-se, por exemplo, com o facto de não poder vender a casa pelas suas próprias mãos, e também pela duração do contrato, que normalmente tem a duração de 6 meses.

No entanto, o regime de exclusividade que proponho, tem obviamente muitas vantagens! A minha dedicação, o meu profissionalismo, o meu foco e, até, as ferramentas de Marketing que tenho à minha disponibilidade, possibilita-me potenciar a venda do seu imóvel com eficiência e objetividade. Ao assinar um contrato de exclusividade comigo, por exemplo, está a contratar o maior grupo dentro da Century21 na Península ibérica, com lojas em Porto, Leiria, Torres Vedras, Lisboa e no algarve, com departamento jurídico, intermediação de crédito, departamento comercial e marketing próprios a trabalhar lado a lado consigo, para si.

 

E aqui está, mais um artigo que penso ser de especial interesse para si, que quer vender o seu imóvel da melhor forma possível. Não se esqueça, o meu sucesso reflete-se na sua satisfação. Vemo-nos em breve…