Retrospetiva e perspetivas do mercado imobiliário - André Ganhão

Retrospetiva e perspetivas do mercado imobiliário: Adeus 2023, bem-vindo 2024! Boas Festas!

À medida que nos aproximamos do final do ano, é hora de olhar para trás e refletir um pouco sobre o que aconteceu no mercado imobiliário e de habitação nos últimos tempos. Sem dúvida, foi um ano de mudanças significativas, com muitos altos e baixos.

Assim, decidi acabar o ano com uma pequena retrospetiva e, também uma perspetiva! Ou seja, vou fazer uma análise às principais tendências e eventos que moldaram o mercado imobiliário e de habitação em 2023, e vou analisar as perspetivas para 2024 e o que podemos esperar no futuro próximo. Preparado?!

Retrospetiva: As tendências que marcaram o mercado imobiliário e de habitação em 2023.

Este ano, o mercado imobiliário e de habitação enfrentou muitos desafios e mudanças significativas. De acordo com uma análise do BNP Paribas REIM:

  • O acesso ao crédito tornou-se mais caro e difícil, limitando a expansão do setor; e
  • A pandemia continuou a ter um impacto significativo no mercado imobiliário e de habitação, provocando uma quebra generalizada do investimento.

No entanto, não desanimemos, pois, as perspetivas para o mercado imobiliário e de habitação são animadoras. Ora, vejamos!

Perspetivas para o mercado imobiliário e de habitação para 2024

De acordo com um artigo do Família Poupança, o mercado imobiliário em Portugal tem sido um ponto de interesse para investidores e compradores, devido à combinação de qualidade de vida e oportunidades. Esta procura sustentada, é esperada para continuar no próximo ano. Nomeadamente:

  • Regiões como Lisboa, Porto, Algarve e costa de prata devem continuar a ser as áreas mais cobiçadas. À medida que as preferências e necessidades dos compradores evoluem, novos tipos de propriedades podem ganhar destaque.
  • Neste sentido, apartamentos compactos e modernos, especialmente nas áreas urbanas, continuam a ser uma opção popular para jovens profissionais e investidores.
  • Além disso, as casas em áreas rurais também estão a atrair atenção, uma vez que cada vez mais pessoas procuram um estilo de vida tranquilo e o contacto direto com a natureza.
  • As taxas de juros do crédito à habitação também são previstas de estabilizar no próximo ano. Isso pode trazer alguns benefícios para as famílias. Por exemplo, a possibilidade de planear com mais precisão o valor das suas prestações mensais, e também de aumentar a confiança no mercado imobiliário. Uma garantia adicional para o levar à compra daquele imóvel que tanto deseja.
  • A consciência ambiental também está a moldar as decisões de compra e venda de imóveis em todo o mundo, e Portugal não está imune a esta tendência. Por isso, espera-se um aumento na procura por propriedades sustentáveis e eficientes em termos energéticos.
  • Por fim, a digitalização tem transformado a forma como interagimos com o mundo, e o mercado imobiliário não fica para trás. Plataformas online, visitas virtuais e processos de compra digitalizados têm ganho espaço. Esta é uma tendência que deve continuar a crescer e ganhar força, permitindo que compradores nacionais e internacionais explorem propriedades sem sair de casa.

Adeus 2023, bem-vindo 2024! Boas Festas!

À medida que nos despedimos de 2023, expressamos nossa gratidão pelas experiências compartilhadas e pelas lições aprendidas. Que as memórias deste ano sejam alicerces para um 2024 repleto de realizações, alegrias e novas conquistas.

Despeço-me deste ano, desejando a todos um Natal cheio de amor, cercados pela calorosa companhia da família e amigos. Que o Ano Novo traga prosperidade, saúde e momentos inesquecíveis.

Adeus 2023, bem-vindo 2024! Boas Festas e um Ano Novo cheio de realizações!

Não se esqueça, o meu sucesso reflete-se na sua satisfação. Vemo-nos em 2024…